top of page

SAN BLAS . Kuna Yala

Balboa

Espanhol, dialecto

Panama

Dia 9 – Primeiro dia a bordo do Victory: Surfeando las olas

 

 

O capitan hernandez não é apenas um apaixonado pelo mar. Porque dizer-se apaixonado é ser insuficiente na sua caracterização. O capitan hernandez é um filho do mar.

 

Tem os olhos cor do mar do Caribe como se as ondas lhe corressem dentro da pele, como se as marés lhe existissem na carne, como se ele próprio fosse mar. Esta é sobretudo a história de um homem mais do que a história de um destino, porque o destino faz-se sobretudo daqueles que nos acompanham. Esta é a história do capitan hernandez e das suas niñas a bordo do veleiro victory ao longo de 5 dias rumo às ilhas de San Blas.

 

A bordo rapidamente se adquirem regras e hábitos.

 

Acordamos com a água contra o corpo. Corremos a baixar as  cortinas de plástico com a chuva a bater ferozmente contra o barco. os olhos azuis turquesa do capitán eram agora negros, como o negro que nos rodeava. A escuridão era apenas intervalada pela luz dos relâmpagos enquanto a voz em tom de ordem do capitán contrastava com o som da trovoada que ecoava pelo céu. A pequena embarcação parecia ter-se sentado numa montanha russa. O corpo do barco movendo-se para ca e para la, erguendo-se sobre cada onda. Sentamo-nos de mãos presas ao suporte do barco e esperamos de velas fechadas ali, algures, no meio do oceano escutando o cão que nos acompanhava a soltar uivos e de olhos suspensos sob a figura encapuzada e molhada do capitão se mantinha de pé agarrado ao leme, assegurando o rumo, recortada pela luz intervalada da tempestade. Não tive medo mas pela primeira vez entendi o poder do mar. Éramos apenas um pequeno ponto naquele imenso oceano onde tudo o que existia era escuridão.

 

Quando o sol se ergueu às primeiras horas da manha o céu estava limpo e a tempestade apenas uma memoria. Victory voltara a embalar-nos ternamente. Havíamos partido de Cartagena há dois dias e o horizonte continuava a ser ténue linha de água azul que a separava do azul celeste do céu.

 

                                                                                                         (continua)

Episódio anterior aqui

Gostou?

Partilhe

bottom of page