top of page
Um miradouro sobre o Índico
Feitoria Boutique Hotel

O táxi rola pelas ruas da Ilha de Moçambique de paredes pesadas e tinta gasta pelo tempo e pela História. É simples encontrar o que se procura nos três quilómetros de comprimento que separam cada ponta da ilha. As indicações estão na boca de todos, que nos leva ao Feitoria. De entre os edifícios antigos salta-nos aos olhos a fachada do Feitoria, o bordô fresco pintado contam-se ainda os meses por uma mão. De portas abertas desde Novembro de 2016, o hotel é o resultado de cinco anos de trabalho que transformaram uma antiga feitoria em ruínas numa boutique. É o sonho de Ângela Freitas e Mário Gomes tornado realidade em tons suaves de amarelo, azul, branco e cor-de-rosa a encher as paredes que ficam para lá da rua. Ainda cheira a tinta e materiais novos numa recepção que surge como um oásis face ao calor tórrido que invade a ilha. Mas não é apenas a frescura que nos absorve. Entrar no Feitoria é viajar a uma Índia de sabores africanos. O Feitoria transporta as viagens de

Vasco da Gama de volta à Ilha de Moçambique, trazendo para o interior as cores, a decoração, as luzes, o mobiliário e o ambiente num equilíbrio quase surpreendente entre a cultura africana e a cultura indiana, permitida pelos vários contentores que viajaram desde a África do Sul e a Índia para rechear este espaço.

 

Os quartos rodeiam a piscina num caminho que nos conduz até ao mar. É aí que encontramos Lena, uma das gerentes do hotel, e essa capacidade natural de nos receber como se estivéssemos em casa. O olhar crava-se, porém, no imenso azul do Índico, agora vazio de maré, que se estende para além do pátio do restaurante. Sentamo-nos. Camarão tigre, arroz de coco e uma salada fresca para engolir a paisagem enquanto os pescadores que, percorrendo a pé a maré vaza, regressam a casa antes que o Índico volte a lamber as pedras do pátio do hotel e do resto da ilha.

O sol deita-se lentamente e o vento da tarde ameniza o calor, para ver o azul receber tons rosa e o céu se polvilhar de laranja ardente até que a noite chegue num céu de estrelas impossíveis de contar. E eis que se acendem as luzes quentes dos candeeiros de latão para nos deixarmos embalar pelas as ondas amenas do mar que roçam o Feitoria.

 <-                                                 (Clique na fotografia para melhor visualização)                                                                                                                              ->

Quartos: Entramos no número 13, Pimenta. Os 20 quartos receberam o nome das especiarias que os feitores comercializavam. Antigos armazéns, de portas e janelas viradas para a piscina, onde nos espera um descanso oriental. Candeeiros de estilo indiano impregnam o espaço de tranquilidade, a cama fofa é um convite à preguiça e os robes brancos uma convocação ao banho de pés no chão. Na televisão vozes portuguesas. Entre os canais moçambicanos, surgem os canais portugueses devolvendo-nos à realidade portuguesa. Para aqueles que anseiem acordar de olhos cravados no oceano há ainda uma suite. Difícil é resistir.

Restauração: O cheiro a marisco inunda o restaurante, local onde o pequeno-almoço é também servido - fruta, torradas, ovos mexidos, tostas, café, sumos naturais, etc. O restaurante está aberto todo o dia e oferece uma gastronomia local e internacional variada. Se desejar as refeições podem ser aproveitadas no pátio, varanda para o mar. 

Staff: É o ex-libris do Feitoria. Há um cuidado e uma atenção extremas no atendimento e, ainda, uma simpatia permanente e natural que nos absorve. O staff acolhe-nos como família e apresenta-se como um apoio constante para viagens locais que se deseje fazer ou sobre questões culturais/históricas sobre a ilha e o país que se deseje colocar. De ressaltar a juvenilidade dos empregados e sua formação constante.

Localização: Perfeitamente colocado no centro da Ilha de Moçambique, é possível percorrer a pé desde o hotel toda a ilha. A alguns minutos da entrada encontra os restaurantes e bares existentes, assim como monumentos e restantes pontos turísticos. Visto ser localizado em frente ao mar, é também possível aproveitar o sol e a praia no hotel.

Oferece:  Restaurante/bar, piscina, praia, terraço e sala de conferências.
 

Ideal para: Família, grupos de amigos e casais, mas apropriado também para uma viagem sozinho.

(-) Ruído da finalização da construção

(+) Localização, paisagem, staff, restauração

 

Site para reservas: http://www.feitoria.co.mz/the-hotel.html?lang=en

 

Gostou?

Partilhe

bottom of page