Onde o silêncio repousa
BAGAN STAR HOTEL
O termómetro avança os 30 graus e a humidade regista-se acima dos 80%. A roupa está colada ao corpo e a pele constantemente envolvida em água. Mas eis que as portas do Bagan Star Hotel se abrem. E lá vêm os sorrisos, a frescura do ar condicionado e um sumo de melancia fresco servido numa bandeja. No Star Hotel a impressão que temos é a de que os nossos desejos são concretizados antes de os expormos. Como se o staff soubesse de antemão, neste hotel que neste mês de Setembro cumpriu o seu primeiro aniversário, o que precisamos para percorrer as ruas quentes de Bagan e confortavelmente escapar ao sol que queima nas horas mais extremas.
Há um enorme pátio transformado em jardim com que nos deparamos assim que as enormes portas de vidro da recepção se abrem, cenário vislumbrado também pelas varandas dos dois andares de quartos.
E terá, surpreendentemente, essa plena sensação de que o ruído da rua, das inúmeras motas que percorrem as estradas de Bagan, ficou preso na rua. O silêncio é, na verdade, das maiores preciosidades deste hotel, transmitindo uma tranquilidade marcante através da tão presente natureza, do design e telas que recorrem a elementos da antiga Birmânia. Podemos perder-nos no sossego da varada do quarto ou num dos sofás da varanda do bar avistando todo o hotel debaixo de uma sombra enquanto o calor não permite uma incursão pelos quase três mil templos que polvilham a paisagem da belíssima Bagan. Nessas esperas longas haverão sempre sorrisos nos encontros casuais, longas conversas com a gerente Beatrice, sobre o ainda desconhecido encanto do Myanmar e a sua terra longínqua, e pequenas conversas com o staff, imbuídos de uma enorme curiosidade sobre o Ocidente.
A simpatia nos corredores deste hotel é tão tamanha que lhe bastarão algumas horas para poder dizer que se sente em casa.E, confesso, haverá sempre vontade de regressar depois das horas passadas sob a scooter eléctrica que o hotel disponibiliza para se explorar Bagan.
clique na fotografia para a aumentar
<- ->
clique na fotografia para a aumentar
Quartos: Se fechar os olhos talvez o consiga imaginar. As cores são quentes, provocadas pelos elementos de design, a grande tela sobre a cama com uma representação Birmanesa antepassada, as almofadas laranjas com os reconhecidos elefantes e as cores verdes fortes que saltam da janela e da porta da varanda. No banheiro, de traços ocidentais, encontrará tudo o que necessita: desde produtos para o banho (o sabonete é feito na comunidade através de restos de sabonetes usados), escova e pasta de dentes, um pente para o cabelo e, imagine, agulha e linha para pequenas costuras. A cama é de um tal conforto que terá dificuldade em erguer-se madrugada dentro para assistir ao famoso nascer do sol entre os templos e pagodas.
Restauração: Existem dois espaços disponíveis para realizar as suas refeições, mas há também a opção de fazer a refeição no quarto. Se desejar fugir ao calor e à humidade pode refugiar-se na sala próxima da recepção. Para os amantes do tempo quente, há ventoinhas que amansam o calor na varanda do segundo piso onde é servido o pequeno-almoço (fruta, bolos, croissants, ovos, omelete, leite, cereais, iogurte, compotas, arroz branco, arroz frito, noodles, frango, sopas, café, chá, etc). Nesse espaço pode ainda perder-se numa refrescante cerveja Birmanesa ou num dos deliciosos cocktails acompanhados, sempre, do amendoim de Myanmar.
Staff: Sinto que o devo repetir. Aquilo que mais recordará quando abandonar o Bagan Star Hotel serão as suas pessoas e os sorrisos. Permanentes. Genuínos. Com um óptimo Inglês (que em Myanmar é ainda raro encontrar), o staff demonstra-se constantemente disponível para lhe fornecer todas as informações necessárias, ajudar a planear visitas e encontrar os locais mais recôndidos que deseje visitar.
Localização: Perfeitamente localizado em Nyaung U (zona recheada de restaurantes e lojas). São necessários menos de cinco minutos percorridos de scooter eléctrica para se alcançarem os principais templos e pagodas e as portas de Old Bagan e cerca de 15 minutos para se chegar a New Bagan.
clique na fotografia para a aumentar
Oferece: Aluguer de scooter eléctrica, serviço de lavandaria, transferência para o aeroporto/estação de comboio, babbysitting, assistência médica
Ideal para: Família, grupos de amigos e casais, mas apropriado também para uma viagem sozinho.
(-) Devido ao calor extremo e humidade, pode haver alguma resistência em utilizar as zonas exteriores. O pequeno-almoço é servido no exterior exigindo que se o faça cedo.
(+) Staff, conforto, localização
Site para reservas: http://www.baganstarhotel.com/
Gostou?
Partilhe